Responsáveis de segurança dos quatro maiores browsers Internet encontraram-se recentemente para partilharem ideias. Os representantes do Internet Explorer, do Opera, do Firefox e do Konqueror discutiram e acertaram estratégias de curto prazo de combate às vulnerabilidades da arquitectura Internet e da tecnologia de browser, nomeadamente a disponibilização da norma de encriptação SSLv2.



A inconsistência das práticas de SSL Certification, o envelhecimento das cifras de encriptação e a ameaça que o phishing comporta, foram os temas principais deste encontro promovido em Toronto.



Os responsáveis de segurança concordaram em começar a disponibilizar a norma de encriptação SSLv2 e estabeleceram a intenção de aumentar a visibilidade do Certificate Authority para websites, transferindo o icon para a barra de endereços nas futuras versões.



No que diz respeito aos problemas do phishing, ficou decidido que a barra de endereços vai passar a surgir em todas as janelas, mesmo nas janelas popups, fazendo com que seja mais difícil forjar uma morada Internet.



Mencionou-se também que está a ser criado um código de cores para a barra de endereços, que visa alertar os internautas sobre sites suspeitos. Esta tecnologia está a ser desenvolvida pela Microsoft, mas poderá vir a ser partilhada com os outros browsers.



Notícias Relacionadas:

2005-02-23 - Vulnerabilidade afecta principais browsers de Internet