![“Fotografia” gerada por IA vence competição internacional](/assets/img/blank.png)
Uma imagem gerada por inteligência artificial venceu um dos maiores prémios de uma reputada competição fotográfica. A peça “O Eletricista”, de Boris Eldagsen, conquistou o primeiro lugar na categoria de Criatividade dos Sony World Photography Awards da World Photography Organization, apesar de não ter sido captada com uma câmara.
O autor rejeitou o prémio e afirmou publicamente que a “IA não é fotografia”. “Candidatei-me para perceber se as competições estão preparadas para imagens de IA e não estão”, rematou.
A imagem de Eldagsen é parte de uma série que o mesmo apelidou de PSEUDOMNESIA: Fake Memories. A série foi concebida para invocar o estilo fotográfico dos anos 40, mas é composta por “memórias falsas de um passado que nunca existiu e que ninguém fotografou”. As imagens em causa foram concebidas por uma IA e editadas várias vezes.
![O Eletricista, de Boris Eldagsen O Eletricista, de Boris Eldagsen](/assets/img/blank.png)
Eldgasen explicou, num post feito no seu blog, que ele fez uso da sua experiência enquanto fotógrafo para criar a imagem vencedora. No caso, o autor imaginou-se como o autor, ao passo que a IA servia de co-criadora no processo. A ideia que justificou esta submissão, contudo, passava por consciencializar o júri que a IA deve estar circunscrita a competições próprias e não a competições humanas.
A fotografia foi retirada do site da competição e a organização não emitiu qualquer comentário sobre o caso. Não é claro que os organizadores tenham tido conhecimento do trabalho anteriormente.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários