O grupo dos oito países mais industrializados do mundo acordou sobre a necessidade de criar uma base de dados internacional para combater a pedofilia e pretendem formalizar o desenvolvimento de um sistema informático super seguro com este objectivo. A medida foi proposta pelos ministros britânicos do interior e da justiça que apelaram à criação de uma plataforma internacional acessível à polícia dos vários países e desenvolvida com o esforço de todos.



De acordo com a proposta, o Human Smuggling and Trafficking Message System (HST) beneficiaria já de todo o histórico de informação disponível às polícias e assentaria numa estrutura de Internet segura que permitisse às várias polícias comunicarem via email com a Interpol sempre que fosse detectado um caso suspeito, relata a agência France Press.



Ainda segundo a proposta, o sistema permitiria que a informação fosse daí reenviada para outros países e usada para compilar boletins semanais que seriam analisados por forma a estabelecer padrões e ligações entre vários casos.



A base de dados deveria conter um ficheiro de fotografias dos adultos referenciados por práticas pedófilas que estaria acessível a todos os países do G8 e aos países que entretanto decidissem cooperar com a iniciativa. A proposta inglesa sugere que o sistema utilizado possa mesmo ter capacidade para verificar se um quarto ou determinado espaço já foi usado mais do que uma vez em fotos de abuso de crianças, melhorando a capacidade da polícia para relacionar pistas, exemplifica a AFP.



À mesma fonte um porta-voz do governo britânico afirmou que o Reino Unido espera pôr no terreno esta ideia antes do final da sua presidência da União Europeia, em Dezembro. Para que o HST avance é no entanto necessário proceder a algumas mudanças ao nível da legislação.



Notícias Relacionadas:

2005-03-17 - Segunda fase de operação italiana contra pedofilia abarca 35 países europeus

2005-03-16 - Identificação de rede de pedofilia leva a detenção de mais de 500 pessoas