A Google pretende diminuir a quantidade excessiva de emails de spam que os seus utilizadores recebem no Gmail. Sejam publicidades de serviços onde se registou ou simplesmente spam, a partir de 2024 há novas regras para proteger os utilizadores.
Nos cálculos da gigante tecnológica, os sistemas de defesa alimentados por inteligência artificial já protegem os utilizadores e evitam que 99,9% do spam, ataques de phishing e malware cheguem às caixas de entrada, numa média de 15 mil milhões de emails não desejados bloqueados. O grande problema que a Google enfrenta neste momento, segundo a própria, são os utilizadores ou entidades que enviam mails em volume, o que por si também é considerado spam para muitos utilizadores, e avança com medidas.
O problema é que muitos dos utilizadores que enviam mails em cadeia, aqueles que enviam mais de 5.000 mensagens para endereços de Gmail em um dia, nem sempre configuram e tornam seguros os seus sistemas. Isto faz com que agentes maliciosos possam facilmente esconder-se entre eles e proceder a ataques aos utilizadores.
A medida tomada pela Google é obrigar os remetentes a provar que são legítimos, através de um sistema de validação. A tecnológica diz que por vezes é impossível de verificar de quem é um email devido aos sistemas antiquados e inconsistentes da internet. Em testes realizados no ano passado, que obrigava a autenticação no envio de emails, a Google diz ter registado uma diminuição de 75% de emails não autenticadas, ajudando a aliviar as caixas de entrada e a bloquear milhares de milhões de mensagens maliciosas com maior precisão.
Nesse sentido, a partir de fevereiro de 2024, quem envia quantidades significantes de emails por dia vai necessitar de autenticar a sua conta. Do lado dos utilizadores, vai ser mais fácil retirar a subscrição que considere estar a enviar demasiado spam, através de um único clique. Ou seja, quem envia grandes quantidades de emails também vai ser obrigado a adicionar o sistema de “um clique”, tendo de retirar as submissões de cancelamento até dois dias.
A terceira medida pretende garantir que os remetentes enviem mesmo apenas emails desejados pelos utilizadores. Ou seja, a Google pretende “castigar” quem faça spam, obrigando os rementes a manterem-se dentro de um limite de mensagens não solicitadas. Uma medida que a Google considera pioneira e que resultará em menos “lixo” na caixa de entrada.
A Google diz que não está nem pretende estar sozinha nesta higienização da caixa do correio eletrónico, tendo-se juntada a parceiros e fornecedores de email, como a Yahoo. E até fevereiro de 2024 está a ser atualizado o guia de boas práticas.
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