O Gmail ganhou uma nova funcionalidade que avisa os utilizadores do serviço de cada vez que seja detectada alguma actividade considerada "suspeita", que leve a crer que a conta de email foi utilizada por alguém que não o seu titular e pode estar em risco.

A novidade é comunicada pela Google numa mensagem publicada no blog oficial do serviço. Já há algum tempo que o seu serviço de email vinha informando os clientes sobre a data e localização geográfica a partir da qual foi efectuada a última actividade registada na sua conta, ou se esta se encontra "aberta" noutra localização. O problema era que esta informação era apresentada no fundo da página da caixa de entrada do Gmail, passando muitas vezes despercebida, admitiu fonte da empresa, citada pela CNet.

Com as alterações introduzidas, os clientes passam a receber um alerta sempre que alguma actividade fora do padrão habitual seja registada, através de um grande banner, avisando que a conta foi acedida a partir de determinada região.

Quando, por exemplo, uma conta que costuma ser acedida habitualmente a partir de uma localização geográfica for utilizada por alguém noutro país, ou quando a empresa detecta que um IP em particular está a aceder a várias contas e a mudar as palavras-passe, serão activados mecanismos que fazem com que o titular da conta seja notificado e convidado a conferir os "detalhes" num quadro que reúne os dados relativos aos acessos. Na mesma janela é possível solicitar o encerramento de sessões abertas noutras localizações em simultâneo.