O serviço de correio electrónico da Google vai receber um conjunto de actualizações que lhe darão um aspecto e um leque de funções mais aproximado ao de uma rede social. A grande novidade desta actualização ao Gmail, que deverá estar disponível ainda esta semana, é uma nova forma de fazer actualizações de estado, antecipa o New York Times.

Este tipo de notificação já podia ser feita no serviço de mensagens instantâneas da ferramenta de correio, mas com a actualização a opção passará a ser mais completa e mais dinâmica, ao estilo do que já é possível fazer no Facebook ou no Twitter.

A função de actualização de estado, assegurada por pequenas mensagens colocadas pelo utilizador, é uma das que justifica o acesso aos serviços sociais várias vezes ao dia, para poderem saber o que estão os seus amigos a fazer. Os analistas sublinham que a Google não quer ficar de fora desta dinâmica, que numa primeira fase das redes sociais não interpretou da forma mais adequada, e isso motiva a actualização do serviço de correio.

Nos comentários que já é possível ler na imprensa internacional às novidades que só serão apresentadas oficialmente esta tarde também é comum encontrar algumas reticências dos analistas ao sucesso do add-on.

De sublinhar que a Google continua na liderança destacada dos sites mais vistos - em Dezembro só nos Estados Unidos recebeu 173 milhões de visitantes - mas o Facebook revela-se um perseguidor cada vez mais sério, com um número crescente de visitantes - 111,8 milhões de utilizadores, mais 105 por cento que em Dezembro do ano passado.

As novidades vão ser mostradas pela Google numa conferência de imprensa na sua sede, em Mountain View na Califórnia. Do anúncio fará também parte a apresentação de mais uma funcionalidade que dará ao serviço a possibilidade de partilhar vídeos e fotografias.