O Google prepara-se para introduzir no YouTube uma ferramenta que ajuda os detentores de direitos sobre conteúdos de media a reportarem, de forma automática, a violação de um produto seu, publicou a Reuters.
A novidade foi avançada por Eric Schmidt, director executivo da plataforma online, durante a Web 2.0 Expo, a decorrer em São Francisco, evento onde apresentou a funcionalidade "Claim Your Content" como uma medida estratégica para combater as acusações de permissão de pirataria que a empresa tem sido alvo.
O último caso que envolveu a empresa foi interposto pela Viacom no mês passado. Nessa altura, a responsável pela cadeia de televisão MTV exigiu o pagamento de mil milhões de dólares ao Google por danos e violação de direitos de autor.
O exemplo do YouTube tem servido de exemplo para outras companhias que se lançam no mercado de distribuição de vídeos online. Esta semana foi apresentada uma alternativa ao serviço de vídeos do Google, o Jalipo, um canal de vídeos online que promete exercer maior controlo sobre a exibição de conteúdos protegidos por direitos de autor.
Esta plataforma exige o pagamento de uma taxa de visualização por minuto para determinados vídeos. Apesar de já ter parcerias com algumas cadeias de televisão, e ter em vista a criação de novas com produtoras de filmes independentes, os conteúdos criados pelos utilizadores também fazem parte da estratégia do Jalipo.
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