Depois de meses de teste, e de muita polémica à volta do assunto, o Google divulgou hoje a sua ferramenta gratuita de pesquisa para o espaço de trabalho dos computadores pessoais. A empresa pretende assim alargar o seu espaço de influência para além do mundo Internet, entrando numa área até agora dominada pela Microsoft.



A guerra pela preferência dos utilizadores na área da pesquisa trava-se entre várias empresas no espaço Internet e no desktop dos computadores, para além do espaço das redes empresariais. Esta foi uma tentativa também da Altavista, a empresa que se autonomizou da defunta Digital, que utilizou a sua tecnologia de motor de busca para a Internet, os computadores pessoais e as redes empresariais.



A empresa que gere o Google tem vindo a tentar, com sucesso, estender a sua popularidade para além do site, que continua a ser o mais utilizado na Internet para realizar pesquisas. De acordo com informação da empresa, este sistema agora disponibilizado é tão simples de utilizar como o próprio website e permite procurar ficheiros guardados no disco rígido, em diversos formatos, e ainda emails, páginas web armazenadas e conversas em chats.



Apesar de ser utilizado em modo offline, a ferramenta de pesquisa está intimamente ligada com o website do Google, através da barra de pesquisa.



A gestão eficaz da quantidade massiva de informação que os utilizadores armazenam nos seus computadores é considerada por muitas analistas como uma das prioridades e grandes desafios para as empresas de tecnologia e a concorrência tem tendência a aumentar. Mas, esta é também uma área que suscita preocupação por parte das organizações de defesa das liberdades pessoais e da privacidade, por receio de acesso a informação privada.


A Microsoft está também a trabalhar numa nova ferramenta de pesquisa no desktop que deverá trazer funcionalidades adicionais ao Find já integrado no sistema operativo Windows. Da mesma forma existem indicações de que a própria AOL está também a desenvolver um novo sistema com os mesmos objectivos.

Notícias Relacionadas:

2003-11-07 - Google experimenta tecnologia de pesquisa a partir do desktop