O Google Buzz é antecipado como o “fracasso do ano” para 2011, pelo menos na opinião dos promotores e da maioria dos participantes na votação para os Fiasco Awards, os prémios que distinguem os projectos de TI que mais se destacam na capacidade de criar expectativa, mas que depois se ficam pelos fracos resultados.

A rede social da gigante da Internet reuniu 2.817 votos de um total de 3.220. Entre as razões para a sua nomeação, e consequente eleição de projecto Web que tem tudo para fracassar, os responsáveis referem que o Buzz foi apresentado como “um combinado de múltiplos serviços”, mas que é demasiado parecido com o Google Wave e “faz o mesmo que outros já fazem”.

O projecto concorria com candidatos como o serviço de bookmarking Delicious, a enciclopédia Europeana, o mySpace e a versão 2010 dos próprios prémios, que no ano passado tinham proposto o iPad para “fiasco do ano”.

Ao todo eram sete nomeados.

Os organizadores da iniciativa tinham justificado o facto de porem o tablet da Apple a concurso – que na altura ainda nem tinha sequer chegado ao mercado - como uma espécie de "voto de confiança", e listavam características como a incompatibilidade com conteúdos Flash e a inexistência de portas USB para a consequente nomeação.

Na altura ficou também a promessa que se o tablet da Apple não se revelasse, efectivamente, um fracasso, seria o próprio concurso a concorrer a “fiasco do ano” em 2011. A assim foi. Mas de qualquer modo, o Google Buzz liderou a votação, numa altura em que há rumores de que a gigante das buscas está prestes a lançar outro “projecto social online”.