A Google vai ceder às exigências alemãs e apagar fotografias do seu serviço de mapas panorâmico (Street View), depois de ter sido processada.

Segundo Johannes Caspar, responsável pelo serviço de protecção de dados da Alemanha, citado pela Lusa, a gigante da Internet concordou em apagar os rostos, números das casas e matrículas de particulares alemães que tinham dito às autoridades que não queriam que essa informação fosse disponibilizada pelo serviço.

A empresa já confirmou a informação e acrescentou que vai disponibilizar uma ligação no site do Street View alemão onde quem se senta incomodado por alguma das imagens apresentadas a partir do serviço poderá requerer a sua remoção.

O Google Street View, que mostra imagens em 360 graus de ruas de várias cidades no mundo, tem causado polémica nos vários lugares a que tem chegado, com recorrentes acusações de invasão de privacidade, como aconteceu na Grã-Bretanha e mais recentemente na Grécia .

Em Portugal, o serviço foi anunciado no passado mês de Abril e deverá estar operacional no final do ano. Lisboa, Porto e Braga foram as cidades escolhidas para constarem deste serviço integrado no Google Maps, assente em imagens fixas panorâmicas com um pormenor ao nível da rua, que permite ao utilizador navegar visualmente por um determinado local.