O Google assinou um acordo com a Lycos Europe para distribuir o seu serviço de listagens Ad Words nas páginas Web criadas pelos membros do
portal em oito países europeus. Os anúncios contextuais (publicidade
adaptada aos conteúdos) irão aparecer num
total de quatro milhões de páginas do Lycos Tripod, um serviço gratuito que permite que os membros da Lycos criem as suas próprias páginas na Web.
Por agora, o serviço de publicidade adaptada ao conteúdo irá aparecer nos
sites Tripod no Reino Unidos e Alemanha, chegando daqui a um mês a França e, posteriormente, em Agosto, a Itália, Dinamarca, Holanda, Espanha e Suécia. Os anúncios irão exibir quatro listagens pagas no lado direito das páginas Tripod. Os anunciantes poderão seleccionar parâmetros de adequação da publicidade ao conteúdo exibido, incluindo língua e localização geográfica.
Com a sua publicidade contextual, o Google emprega a sua capacidade de
pesquisa algorítmica para procurar as páginas em termos do seu assunto e
servir listagens pagas relativas a palavras-chave. Assim, por exemplo, num site pertencente à divisão britânica da Lycos e dedicado à restauração de mobiliário, o Google fornece links para quatro negócios de antiguidades e mobílias a partir da sua base de 100 mil anunciantes.
Os anunciantes que recorrem ao AdWords podem optar de modo a que as suas
listagens apareçam em páginas de conteúdos. Quando os visitantes clicam nos links de texto, o Google e a Lycos dividem a receita gerada do
anunciante, que paga uma determinada quantia por cada clique. O acordo apenas abarca os sites Tripod. As empresas não revelaram o montante envolvido no acordo.
A Lycos Europe é a mais recente adição ao grupo estável de parceiros de
distribuição do programa de publicidade contextual do Google, sendo também a primeira parceria deste tipo a ter lugar fora dos Estados Unidos. As listagens AdWords adaptadas ao conteúdos também aparecem em sites das redes publicitárias Burst Media e FastClick, bem como em alguns sites do grupo Knight-Ridder.
Ao ter introduzido o seu produto de publicidade contextual no final de
Fevereiro, o Google ultrapassou a rival Overture Services, que se encontra a desenvolver a sua
oferta, esperando iniciar dentro em breve o seu programa de publicidade
contextual. O acordo do Google com a Lycos Europe rouba uma parceria
potencial à Overture, que disponibiliza listagens pagas nas páginas de
pesquisa da Lycos Europe.
Notícias Relacionadas:
2003-04-24 - Google
compra produtora de software Applied Semantics
2003-03-05 - Google
alarga programa de publicidade a websites de parceiros
2002-07-09 - Ask
Jeeves assina acordo com Google para fornecer anúncios no seu site
2002-02-20 - Google
lista sites de anunciantes com base num sistema pago
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários