Foi a 11 de março de 1989 que o engenheiro de software Tim Berners-Lee apresentou uma sugestão para melhorar a partilha de informação entre os seus colegas do CERN, um laboratório de física nuclear na Suíça.

A sua proposta foi aprovada e começou então a desenvolver a linguagem HTML, a aplicação HTTP e a WorldWideWeb.app, que viria a ser o primeiro browser e editor de página. Em 1991, os servidores externos da Web estavam já em pleno funcionamento.

#MyWeb30: Afinal o que é que a Web significa para si?
#MyWeb30: Afinal o que é que a Web significa para si?
Ver artigo

Para assinalar a data, a Google escolheu para o dia de hoje um Doodle alusivo a esta fase incipiente da Web: um computador da época a descarregar lentamente o vídeo de um globo. Desde então, refere a publicação do Google Doodle, “a Web veio revolucionar a vida como a conhecemos”, sendo difícil imaginar como esta seria hoje sem a sua invenção.

Para comemorar o aniversário, o CERN está a transmitir uma conferência organizada com o World Wide Web Consortium (W3C) e a World Wide Web Foundation, que poderá acompanhar aqui. Poderá ainda consulta diversos materiais históricos, desde fotografias e documentos, reunidos no site que assinala as celebrações dos 30 anos, onde há várias iniciativas, incluindo o desafio #MyWeb30, onde cada um pode contar em vídeo a sua experiência pessoal com a Web.