A empresa norte-americana conhecida pelo motor de busca com o mesmo nome lançou o Google Spreadsheets, uma aplicação de folhas de cálculo disponível online, com suporte para os formatos XLS e CSV, o que permite a importação e exportação de dados a partir do Excel.
De acordo com o Google, citado por vários órgãos de comunicação, a aplicação, ainda em versão beta, é gratuita e compatível com todos os browsers, incluindo o Firefox, o Internet Explorer da Microsoft ou o Safari da Apple.
A nova aplicação permite que grupos localizados em pontos geograficamente dispersos possam aceder e editar as folhas de cálculo, aceitando um máximo de 10 utilizadores em simultâneo.
Charlene Li, analista da Forrester Research, citada pelo site Macworld, refere que a próxima geração de aplicações de base Web, nomeadamente o Google Spreadsheets ou o editor de texto Writely- adquirido pelo Google em Março -, se baseiam funcionalidades do Microsoft Office mas não são para já substitutos fiáveis.
A consultora acredita que a prazo as aplicações possam ter maior sucesso, mas não para já. "Veja-se o caso dos portais de acesso a emails: existem há mais de dez anos e o Outlook continua a dominar", explica.
O Google está a aceitar a inscrição de um número limitado de utilizadores para testarem a versão beta do programa, podendo os interessados inscreverem-se em http://labs.google.com.
A nova aplicação de cálculo é semelhante a outras disponibilizadas na Internet também de forma gratuita por players como a iRows ou a Ajax13.
Notícias Relacionadas:
2006-05-27- Google anima área da publicidade com a introdução de vídeos
2006-05-14-Google anuncia novas funcionalidades para o seu motor de busca
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi termina 2025 com marco histórico de mais de 400.000 carros entregues -
App do dia
OmniTools: Uma caixa de ferramentas digitais sempre à mão -
Site do dia
EmuOS: A máquina do tempo que transforma o seu browser no Windows antigo (do 3.1 ao ME) -
How to TEK
Copilot Vision funciona como um segundo par de "olhos" enquanto navega online. Saiba como usar no Edge
Comentários