A empresa norte-americana conhecida pelo motor de busca com o mesmo nome lançou o Google Spreadsheets, uma aplicação de folhas de cálculo disponível online, com suporte para os formatos XLS e CSV, o que permite a importação e exportação de dados a partir do Excel.



De acordo com o Google, citado por vários órgãos de comunicação, a aplicação, ainda em versão beta, é gratuita e compatível com todos os browsers, incluindo o Firefox, o Internet Explorer da Microsoft ou o Safari da Apple.



A nova aplicação permite que grupos localizados em pontos geograficamente dispersos possam aceder e editar as folhas de cálculo, aceitando um máximo de 10 utilizadores em simultâneo.



Charlene Li, analista da Forrester Research, citada pelo site Macworld, refere que a próxima geração de aplicações de base Web, nomeadamente o Google Spreadsheets ou o editor de texto Writely- adquirido pelo Google em Março -, se baseiam funcionalidades do Microsoft Office mas não são para já substitutos fiáveis.



A consultora acredita que a prazo as aplicações possam ter maior sucesso, mas não para já. "Veja-se o caso dos portais de acesso a emails: existem há mais de dez anos e o Outlook continua a dominar", explica.



O Google está a aceitar a inscrição de um número limitado de utilizadores para testarem a versão beta do programa, podendo os interessados inscreverem-se em http://labs.google.com.



A nova aplicação de cálculo é semelhante a outras disponibilizadas na Internet também de forma gratuita por players como a iRows ou a Ajax13.

Notícias Relacionadas:
2006-05-27- Google anima área da publicidade com a introdução de vídeos

2006-05-14-Google anuncia novas funcionalidades para o seu motor de busca