A Google continua a expandir a oferta de novas funcionalidades nos seus serviços com a criação do Google News Archive Search, um serviço que permite aos utilizadores a pesquisa de conteúdos noticiosos com até 200 anos, publicados em jornais revistas e outras publicações.
Apesar de ser impossível cobrir a totalidade das notícias publicadas nos últimos anos, a oferta é bastante vasta pelo que a sua organização pode ser feita por época, tópicos e órgão de publicação.
O Google News Archive Search não tem ligações a conteúdos multimédia nem tão pouco a publicações de referência, como enciclopédias, referiu Anurag Acharya, engenheiro da Google à Reuters, salientando que este serviço não está ligado ao Book Search da empresa.
Os resultados das buscas conduzem os utilizadores a artigos que podem ser grátis ou de consulta sob pagamento. A Google refere que as transacções monetárias entre os utilizadores e os distribuidores das publicações são externas à empresa e não estão relacionadas com o serviço de pagamento online Google Checkout.
O interface do Google News Archive Search será em inglês embora sejam disponibilizados conteúdos escritos em idiomas diferentes. O objectivo da empresa é tornar o serviço global contando para isso com a ajuda de parceiros internacionais que facilitem o lançamento noutros países.
Por enquanto, a Google conta cm a colaboração de parceiros como o Wall Street Journal, The New York Times, The Washington Post, Time, Guardian Unlimited, Factiva, Lexis-Nexis, HighBeam Research e Thomson Gale.
Notícias Relacionadas:
2006-08-30 - Biblioteca online da Google permite o download de livros
2006-08-09 - Google exibe alertas para sites com códigos maliciosos
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários