Quando o serviço for descontinuado elimina a funcionalidade de partilha de localização, associada à versão para telemóvel do Google Maps, e todas as interações com outras aplicações e serviços criados para tirar partido da funcionalidade. Segundo a Google, o Latitude será removido de todas as versões antigas do Maps e não figura do novo upgrade.



A decisão foi anunciada no dia em que a versão do Google Maps para Android começa a ser atualizada com muitas das novidades anunciadas pela empresa para a plataforma na sua conferência anual de programadores. Para breve está também prevista uma atualização ao Maps para iOS, mas a data ainda não é conhecida.



Quanto ao novo Google Maps para Android destaca-se o redesenho da aplicação para ganhar uma interface mais simples e mais limpa, e as melhorias ao nível dos próprios mapas, com uma imagem cada vez mais real e completa.



Entre as novidades está também a ferramenta Explore, que está dividida por cinco categorias: comer; fazer compras; beber; dormir ou jogar. Esta funcionalidade permite explorar um local só através da interação por toque, sem precisar de introduzir coordenadas de voz ou texto.



A Google facilitou ainda a forma de reportar erros no software do Maps, permitindo que o utilizador reporte falhas agitando o telemóvel. Com esse movimento abre-se uma caixa de diálogo onde é possível acrescentar detalhes sobre os erros detetados. Esta funcionalidade já estava disponível na versão para iOS.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico