Interface, domínio e conteúdos em português marcam a diferença do Google Maps Portugal em relação à versão internacional. O serviço foi lançado em versão beta e fez-se acompanhar por outra estreia: o Google Transit.

Lisboa é a segunda capital europeia a integrar esta funcionalidade que tira partido da informação de transportes públicos, permitindo ao utilizador traçar uma rota de um ponto da cidade ao outro. A primeira cidade a estrear o Google Transit foi Viena, na Aústria, e o serviço já se estendeu a todo o país.

O Google Transit só está disponível em Lisboa, tirando partido da informação da Carris e do Metro, mas Paulo Barreto, director-geral da Google em Portugal, garante que a empresa está aberta a outras parcerias.

Paulo Barreto, sublinhou a importância do envolvimento dos parceiros nestes produtos - destacando o Instituto Geográfico Português, a Carris, Metropolitano de Lisboa, Lifecooler, MaisTurismo e Galp - e deixou no ar o convite a todas as empresas que estejam interessadas em participar, fornecendo os seus conteúdos.

"A Google está em Portugal há um ano e definimos como prioridade a adaptação dos produtos em português para dar a garantia de que mais utilizadores acedam a informação de produtos e plataformas Google" justifica Paulo Barreto, acrescentando que neste ultimo ano a representação da empresa em Portugal já lançou 10 produtos e que "hoje o Google Maps Portugal marca um passo especial porque este é o produto mais português de todos".

Inês Gonçalves, da Google Portugal, explicou durante a conferência que 70 por cento de todas as pesquisas feitas no Google têm um caráter geográfico, pelo que faz cada vez mais sentido a utilização do Google Maps.

A informação já inserida com o recurso a dados dos parceiros poderá agora ser enriquecida com o contributo de todos os utilizadores, empresas e particulares, que podem adicionar os seus mapas, a informação comercial de lojas, restaurantes ou outros serviços, tudo de forma gratuita através do Centro de Empresas Locais.

Para estimular a participação dos utilizadores é hoje lançado um concurso "Os meus Mapas" que pede aos utilizadores para apontarem os locais mais especiais da sua cidade. O vencedor recebe um iPod.

O TeK questionou Paulo Barreto em relação à possibilidade de alargamento do Google Maps com o serviço de Google Traffic, que permite delinear rotas de navegação automóvel, mas o director-geral da Google em Portugal garante que neste momento não há contactos com nenhum parceiro nesse sentido.

Nota da Redacção: [12:54] A notícia foi actualizada com mais informação.

[16:39] A notícia foi corrigida na referência ao Instituto Geográfico Português.