O Google, a Microsoft e a Yahoo chegaram a acordo para a utilização comum do protocolo SiteMaps permitindo que os proprietários de páginas na Web possam partilhar informação com os motores de busca sem terem de recorrer a algoritmos.



Em comunicado as empresas afirmam que esta iniciativa irá colocar à disposição "o SiteMaps 0.90, um método fácil e gratuito para os webmasters notificarem os motores de busca da existência de páginas para indexação".



Ken Moss, director geral do Live Search afirma que esta colaboração irá melhorar as buscas de todos os utilizadores pelo que merece o total apoio da empresa.



O SiteMaps foi adoptado pelo Google em Junho do ano passado e é um ficheiro XML que lista os URLs dos sites assim como outras informações acerca de cada um dos endereços, designadamente, quando foram actualizados pela última vez, quantas mudanças já sofreu, importância do URL em relação a outros do mesmo site, entre outras possibilidades.



A utilização deste protocolo não garante que todas as páginas sejam incluídas nos motores de busca mas disponibiliza dados para melhor navegação nas páginas.



O SiteMaps está aberto a outros motores de busca que o queiram utilizar, aliás, está licenciado pelas normas Creative Commons como propriedade aberta a outros utilizadores.



O objectivo é fazer crescer este projecto e, como tal, as três empresas estão receptivas ao envolvimento de outras entidades de forma a melhorar e a desenvolver mais o conceito.

Notícias Relacionadas:

2006-01-10 - SAPO destaca principais notícias nacionais com serviço de pesquisa