Foi o site onde foram publicadas as primeiras imagens do escândalo das fotografias de celebridades nuas. É o site onde por vezes são encontradas as primeiras referências a novos produtos de tecnológicas. Foi berço para alguns dos memes mais conhecidos da Internet. É um dos locais mais visitados por quem tem dúvidas online. Isto porque o 4chan tem um grande sentido de comunidade, para o bem e para o mal.

A fama da plataforma nem sempre é sempre a mais positiva, mas também não há justiça em colocar na mesma ‘panela’ todos os utilizadores e conceitos do serviço. O reconhecimento vem agora por parte da Google que decidiu contratar o seu fundador.

Chris Poole, também conhecido como ‘Moot’ no mundo online, vai agora juntar-se às fileiras da tecnológica de Mountain View. Nenhuma das partes referiu em que projetos vão trabalhar, com a ‘Moot’ a dizer apenas que quer tirar proveito da experiência de 12 anos que tem na “construção de comunidades online”.

Os primeiros palpites sobre o novo trabalho de Chris Poole direcionam-se para uma revitalização do Google+, uma rede social que a gigante norte-americana nunca conseguiu tornar relevante a médio prazo e que recentemente decidiu focar-se em… comunidades.

A ligação de Chris Poole à rede social da Google ganha mais força pois o executivo responsável pela plataforma, Bradley Horowitz, foi um dos que confirmou a contratação daquele que foi apelidado pela Rolling Stone como o ‘Zuckerberg do submundo online’.

Chris Poole fundou o 4chan quando tinha apenas 15 anos e abandonou a liderança do projeto em janeiro do ano passado. Atualmente o 4chan tem mais de 20 milhões de utilizadores mensais.