A quota de mercado da Google nas pesquisas sofreu um ligeiro abalo no segundo trimestre deste ano. Concretamente, a posição da gigante da Internet terá caído dos71,1 por cento para os 69,7 por cento, segundo a Strategy Analytics.

A descida é atribuída aos atritos com o Governo chinês e à consequente retirada daquele mercado. O maior beneficiário acabou por ser o portal chinês Baidu, o quarto maior motor de busca a nível mundial - ainda que a sua actividade se faça a nível local -, que se aproximou dos seus concorrentes Yahoo e Bing.

De acordo com a Strategy Analytics, a quota do Baidu no final do segundo trimestre situava-se nos 4,6 por cento, enquanto a Microsoft controlava 4,8 por cento das pesquisas com o seu Bing e a Yahoo 5,4 por cento.

"O crescimento das receitas da Google com as buscas continua a diminuir já que o mercado da Europa Ocidental alcançou a sua maturidade e a empresa está com dificuldade em ganhar quota nos mercados asiáticos", refere a consultora que aconselha a gigante da Internet a encontrar "novas e importantes" fontes de receita que compensem a desaceleração do crescimento nas pesquisas.