
A quota de mercado da Google nas pesquisas sofreu um ligeiro abalo no segundo trimestre deste ano. Concretamente, a posição da gigante da Internet terá caído dos71,1 por cento para os 69,7 por cento, segundo a Strategy Analytics.
A descida é atribuída aos atritos com o Governo chinês e à consequente retirada daquele mercado. O maior beneficiário acabou por ser o portal chinês Baidu, o quarto maior motor de busca a nível mundial - ainda que a sua actividade se faça a nível local -, que se aproximou dos seus concorrentes Yahoo e Bing.
De acordo com a Strategy Analytics, a quota do Baidu no final do segundo trimestre situava-se nos 4,6 por cento, enquanto a Microsoft controlava 4,8 por cento das pesquisas com o seu Bing e a Yahoo 5,4 por cento.
"O crescimento das receitas da Google com as buscas continua a diminuir já que o mercado da Europa Ocidental alcançou a sua maturidade e a empresa está com dificuldade em ganhar quota nos mercados asiáticos", refere a consultora que aconselha a gigante da Internet a encontrar "novas e importantes" fontes de receita que compensem a desaceleração do crescimento nas pesquisas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários