A Google está (alegadamente) a preparar um novo sistema de micropagamentos para conteúdos online, que vai permitir aos internautas aceder a conteúdos pagos de vários jornais utilizando uma única conta.

A informação é avançada pelo jornal italiano La Republica, que afirma que a empresa começou a contactar vários meios de comunicação do país para angariar parceiros.

O serviço vai chamar-se NewsPass e deverá ser operacionalizado até ao final do ano, em Itália. Dependendo do sucesso da iniciativa, esta poderá ser depois estendida a outros países, afirma a mesma fonte.

Segundo explica o jornal, os resultados do Google News vão passar a estar identificados com etiquetas que informam se os conteúdos em questão são gratuitos ou pagos (e qual o custo). No caso de clicarem na ligação para um dos conteúdos pagos - que podem incluir artigos dos jornais, vídeos ou fotografias - será automaticamente accionado o sistema de pagamento Google Checkout.

Aos jornais terá também sido garantido que terão acesso às estatísticas e perfis de utilização de quem está a pagar para ler os seus conteúdos, o que é uma questão fundamental, permitindo-lhe monitorizar qual o seu "tipo" de público e acolhimento do serviço.

As intenções ainda não foram oficialmente anunciadas pela gigante das pesquisas, mas o La Republica garante ter sido contactado pela empresa e cita o vice-presidente para a área de multimédia e plataformas da empresa, que terá garantido que "a Google quer ser um parceiro, não um concorrente, da indústria de média".