
A Google está (alegadamente) a preparar um novo sistema de micropagamentos para conteúdos online, que vai permitir aos internautas aceder a conteúdos pagos de vários jornais utilizando uma única conta.
A informação é avançada pelo jornal italiano La Republica, que afirma que a empresa começou a contactar vários meios de comunicação do país para angariar parceiros.
O serviço vai chamar-se NewsPass e deverá ser operacionalizado até ao final do ano, em Itália. Dependendo do sucesso da iniciativa, esta poderá ser depois estendida a outros países, afirma a mesma fonte.
Segundo explica o jornal, os resultados do Google News vão passar a estar identificados com etiquetas que informam se os conteúdos em questão são gratuitos ou pagos (e qual o custo). No caso de clicarem na ligação para um dos conteúdos pagos - que podem incluir artigos dos jornais, vídeos ou fotografias - será automaticamente accionado o sistema de pagamento Google Checkout.
Aos jornais terá também sido garantido que terão acesso às estatísticas e perfis de utilização de quem está a pagar para ler os seus conteúdos, o que é uma questão fundamental, permitindo-lhe monitorizar qual o seu "tipo" de público e acolhimento do serviço.
As intenções ainda não foram oficialmente anunciadas pela gigante das pesquisas, mas o La Republica garante ter sido contactado pela empresa e cita o vice-presidente para a área de multimédia e plataformas da empresa, que terá garantido que "a Google quer ser um parceiro, não um concorrente, da indústria de média".
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários