A Google está interessada em adquirir novos domínios de topo como .google, .docs, .youtube e .lol e já apresentou uma proposta à Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) nesse sentido.

Num post colocado no blogue oficial da Google no dia 31 de Maio, Vint Cerf, evangelista chefe da Google para a Internet, explica que os domínios agora propostos ao ICANN estão directamente relacionados com a marca e os serviços Google. O interesse no domínio .youtube justifica-se porque, segundo Vint Cerf, um domínio com esta identificação pode "melhorar a experiência do utilizador", ao passo que o domínio .lol (abreviatura do inglês laughing out loud) tem, diz a Google, "potencial criativo".

A candidatura da Google a novos domínios insere-se numa iniciativa lançada pela ICANN em 2008 com o objetivo de aumentar o número de gTLDs (generic top-level domains ou domínios genéricos de topo) do sistema de nomes de domínios de Internet (DNS). Atualmente, os domínios .com, .net, .org e .gov são os mais usados, mas, há quatro anos, a ICANN aprovou leis no sentido de permitir que qualquer palavra, em qualquer idioma, possa ser usada como domínio genérico de topo, o que pode dar origem a uma multiplicidade de sufixos.

A lista completa de candidatos e nomes de domínios, na qual se inclui a proposta da Google agora conhecida, vai ser divulgada no dia 13 de Junho.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico