O protocolo de encriptação HTTPS tornou-se essencial numa época em que os dados sensíveis dos utilizadores circulam nos registos de serviços e plataformas. Antes era utilizado quando necessitava fazer pagamentos, adicionando camadas de proteção no registo de dados bancários. Mas a Google quer que o HTTPS seja utilizado sempre que possível e segundo o 9to5Google, pretende estreitar a segurança com novas ferramentas.

Atualmente, todos os endereços com encriptação HTTP são marcados como não seguros na barra de endereços do Chrome. E ainda bloqueia websites que mesmo sendo seguros utilizam formulários de web inseguros ou downloads dessas fontes “inseguras”.

Uma das recentes definições de segurança do Chrome permite ao utilizador ativar a navegação apenas em conexões seguras. Quando ativo, o sistema do browser procura sempre atualizar a navegação para versões HTTPS dos websites HTTP. Mas se não houver essa versão segura, é apresentado um alerta no ecrã, perguntando se deseja continuar a navegação.

O 9to5Google destaca uma nova mudança no código em que a Google poderá expandir essa opção de segurança para proteger os utilizadores do Chrome de eventuais downloads inseguros por encriptação HTTP. Nesse caso, qualquer ficheiro que tente fazer download de websites assinalados como inseguros é barrado.

Esta opção poderá ser muito importante quando, por exemplo, clica para fazer o download numa página segura HTTPS, mas esse link do que pretende descarregar é redirecionado a um servidor com encriptação HTTP. E se estiver a navegar num website que apenas está disponível em HTTP, qualquer download que tente fazer é bloqueado.

É importante salientar que a Google pretende acima de tudo alertar o utilizador de que está a entrar em caminhos inseguros, em vez de bloquear eventuais ligações HTTP. Mas a opção dá o poder ao browser de bloquear sem estar sempre a perguntar ao utilizador.

O bloqueio de downloads de segurança é referido como uma funcionalidade ainda no início de desenvolvimento e pode começar a ser testado em março e lançamento no final de 2023.