A Google decidiu recuar 15 anos em duas situações. A primeira porque, simbolicamente, fez uma conferência de imprensa na garagem californiana em que Page e Sergey Brin desenvolveram o motor de busca, para anunciar um novo algoritmo. A segunda está “escondida” mais à frente.
A nova tecnologia que determina os resultados de pesquisa apresentados chama-se Hummingbird, palavra inglesa para beija-flor, e foi concebido para responder melhor a perguntas completas colocadas pelos utilizadores, por oposição à introdução de apenas alguns termos de pesquisa.
O Hummingbird está em funcionamento há cerca de um mês e segundo o explicado pelo vice-presidente responsável pela pesquisa, Amit Singhal, citado pela Reuters, destina-se a dar resposta à evolução do uso da Internet, combinando conceitos e significados, além das “palavras-chave”, nos resultados oferecidos aos internautas.
"Lembra como era a pesquisa em 1998? Você sentava e ligava um grande computador, discava com seu modem barulhento, digitava algumas palavras-chave e recebia 10 links azuis para sites que tinham essas palavras", escreveu Singhal em um blog.
“Lembra-se do que era fazer uma pesquisa em 1998? Uma pessoa sentava-se e ligava o computador enorme, o modem barulhento, escrevia umas palavras e recebia em troca dez links azuis para sites que tinham essas palavras”, escreveu Singhal, num dos blogues da empresa. "O mundo mudou muito desde então: milhares de milhões de de pessoas hoje estão online, a rede tem crescido exponencialmente, e hoje é possível fazer qualquer pergunta a partir de um pequeno e poderoso dispositivo que transportamos nos nossos bolsos”.
Regressar ao passado a partir do Google.com
Além do doodle comemorativo que recebe quem esta-sexta-feira passar pelas páginas locais do Google em todo o mundo, a gigante da Internet tem uma surpresa escondida na página Google.com.
Experimente escrever "google in 1998" na caixa de pesquisa da página americana do motor de busca e veja a transformação.

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