José Antonio Martínez Aguilar vai liderar as operações da Google em Portugal, focando a sua estratégia no desenvolvimento do negócio junto das empresas portuguesas, agências e anunciantes. Depois da saída de Paulo Barreto, no inicio de janeiro, a operação da gigante da Internet ganha agora nova liderança mas não faz mais nenhuma mudança na estrutura portuguesa.

[caption] José Antonio Aguilar[/caption]
Segundo o comunicado à imprensa, José Antonio Aguilar conta com mais de 15 anos de experiência nos sectores de Internet, Móvel e de Média. Há sete anos atrás fez parte da equipa que iniciou o negócio da Google em Espanha, assumindo responsabilidades nas áreas de negócio de Tecnologia, Media e de Telecomunicações.

O novo executivo da Google Portugal também trabalhou na Google no Canadá, onde lançou e geriu diferentes unidades de negócio, como Finanças e Turismo, e foi responsável pelo programa para pequenas e médias empresas.

Já em 2011, regressou aos escritórios da Google em Espanha para liderar a equipa de agências, focando-se no trabalho junto das agências de publicidade para desenvolvimento de estratégias de investimento nas plataformas Google. Para já José António Aguilar mantém esta função, que acumula com a liderança da operação em Portugal.

O executivo iniciou a sua carreira na Airtel (Vodafone Spain), onde trabalhou como General Manager da unidade de negócio de Internet e como diretor de desenvolvimento de produtos e serviços, tendo desenvolvido o primeiro serviço de dados móveis em Espanha. Foi ainda co-fundador e Vice-Presidente de produto, marketing e vendas da mCentric, uma empresa especializada em tecnologia e soluções móveis.

Paulo Barreto tinha lançado a estrutura portuguesa da Google em 2008, mas já trabalhava na empresa desde 2005. Não é conhecida a razão da saída de Paulo Barreto, que ainda mantém a indicação de "Country Manager Google Portugal" no seu perfil no LinkedIn.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico