De forma a expandir os resultados das pesquisas além das fontes habituais que são listadas dos grandes retalhistas, notícias, etc., a Google vai introduzir novidades nas suas ferramentas de Pesquisa. A tecnológica refere que muita informação excelente e serviços disponíveis em websites que os utilizadores provavelmente não conhecem vão ter agora uma oportunidade de serem encontrados.

A empresa diz que nas próximas semanas vai disponibilizar a nova funcionalidade “Sobre” em português e outros idiomas. Ao fazer uma pesquisa, ao lado da maioria dos resultados listados pela Google vai começar a aparecer um ícone com mais informação sobre o respetivo resultado listado, funcionalidade e de onde provém essa informação. Esse contexto adicional pretende ajudar o utilizador a tomar decisões mais informadas sobre os websites que poderá querer visitar e com resultados mais úteis para si.

Ainda relativo aos resultados da pesquisa, ao clicar nos três pontos que aparecem associados aos mesmos, os utilizadores podem saber mais sobre essa página ainda antes de a visitar. A informação da fonte inclui uma descrição da Wikipedia, dados sobre o que o website diz sobre si, sempre que esteja disponível. Também vai poder ler sobre o que as pessoas escreveram sobre o website, sejam notícias, críticas ou contextos úteis para ajudar na avaliação das fontes.

Na seção “Sobre o tema” vai ser ainda possível encontrar informações como as notícias principais ou resultados sobre esse tema, mas provenientes de outras fontes.

A Google refere que as pessoas não procuram apenas factos rápidos, mas muitas vezes querem explorar realmente as informações e saber de onde elas vêm, sobretudo quando não estão familiarizados com a fonte. As ferramentas pretendem dar mais contexto e ajudar as pessoas a avaliar a credibilidade das informações online.

A tecnológica pretende facilitar a identificação de verificação de factos publicados por fontes independentes e autorizadas na web, que sejam relevantes nos resultados da Pesquisa, Notícias e Imagens do Google. Afirma ainda que as funcionalidades de verificação de factos receberam milhares de milhões de impressões na Pesquisa.

Os utilizadores também vão receber notificações para informações relevantes que não existem para certos tópicos pesquisados, como por exemplo eventos de rápida evolução e de interesse, capazes de “viajar mais rápido que os factos”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.