Depois de alguma discussão interna relativamente há hipótese de renovação ou não do acordo entre o Departamento do Comércio norte americano e a entidade gestora dos destinos da Internet, o ICANN, ambos os organismos assinam novo acordo de cooperação.



A renovação do acordo significa que ao longo dos próximos cinco anos a entidade responsável pela gestão de domínios e especificações técnicas da Internet contará com a cooperação do governo americano nesta actividade, contrariamente ao que defendem vários países e entidades internacionais.



De acordo com a notícia avançada pela BBC, o novo acordo tem duração de cinco anos, com renovações anuais e surpreende porque a sua assinatura foi precedida de uma consulta pública e de várias reuniões de especialistas que analisaram os resultados da consulta e debateram argumentos.



O objectivo da iniciativa foi perceber se era do interesse dos Estados Unidos continuar a suportar o ónus desta parceria de gestão, do desagrado da Comissão Europeia, das Nações Unidas e de vários países que marcaram a sua posição na última Cimeira Mundial da Sociedade da Informação.



As notícias que relatavam os encontros davam conta de alguma abertura por parte da Administração Bush para abdicar desta polémica posição, agora que o acordo entre as partes estava prestes a expirar.



Contudo, ainda antes dessa altura (Setembro) a renovação teve lugar, mesmo com os resultados da consulta pública a indicarem o desagrado crescente com a parceria.



Nos termos do novo acordo, o Departamento do Comércio terá responsabilidades pela gestão da IANA (Internet Assigned Numbers Authority), que tem na sua dependência o registo de endereços IP, ou a gestão de domínios genéricos e superiores de países. Estas competências já eram aliás da responsabilidade do Departamento do Comércio desde a assinatura do anterior acordo no fim da década de 90.



Face a este último desenvolvimento, não é difícil prever que o tema voltará a estar no centro da polémica no fórum sobre a governação da Internet patrocinado pelas Nações Unidas no próximo mês de Outubro na Grécia.



A imprensa internacional dá no entanto conta de que não está fechada a discussão relativamente à reformulação do modelo de gestão do ICANN.



Notícias Relacionadas:

2006-07-28 - Estados Unidos poderão afastar-se da gestão da Internet