A Casa Branca acaba de anunciar o lançamento de uma iniciativa que pretende aumentar a utilização das tecnologias nas salas de aulas norte-americanas. Com o nome de "Digital Promise" esta iniciativa junta fundos públicos e de organizações privadas e pretende chegar às mais de 14 mil escolas dos Estados Unidos.

"Não há uma 'solução mágica' quando se trata de educação, mas a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa, e a Digital Promise vai ajudar-nos a tirar mais partido disso", afirmou o presidente Barack Obama num comunicado sobre o lançamento da iniciativa, na passada sexta feira.

As tecnologias da informação já tinham sido referidas como um elemento importante do projeto de renovação das escolas, anunciado no âmbito do plano de relançamento da economia norte-americana. O investimento previsto para as escolas é de 30 mil milhões de dólares, que abrangem verbas que servirão para levar a Internet a salas de aulas, criar ou modernizar laboratórios de ciências e renovar instalações.

A iniciativa Digital Promise foi criada como uma organização sem fins lucrativos e envolve várias entidades do sector privado, como a Carnegie Corporation e a Fundação William e Flora Hewlett. Do orçamento público saem 15 milhões de dólares para suportar os projetos a desenvolver no âmbito da Digital Promise.

A organização vai promover o desenvolvimento de software educativo e ajudar à formação dos educadores. Um dos primeiros projetos será dedicado à investigação sobre o potencial de "tutores digitais" em áreas como o ensino da matemática.

A Casa Branca reconhece que atualmente as tecnologias mais avançadas na área da Internet e do software não chegam aos alunos americanos e admite que é preciso trabalhar com os editores, professores, investigadores e empresas para que o sistema funcione.

Apesar de ter sido lançada apenas na semana passada, a iniciativa já estava a ser trabalhada há algum tempo e a legislação de suporte foi aprovada em 2008 pelo Congresso, que tem um papel relevante na gestão e na eleição dos membros do Digital Promise.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico