A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, apresentou ontem, em Lisboa, o novo conversor de documentos para o novo Acordo Ortográfico, desenvolvido pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) com financiamento do Estado português.

Apesar de o Lince ser a primeira ferramenta deste género encomendada e paga pelo Governo, não está ainda decidido se este será o conversor "oficial", relatava hoje o jornal Público, na sequência de uma conversa com a ministra, após a apresentação.

Segundo explicou a responsável, há outros conversores no mercado e cada um está ligado a um Vocabulário Ortográfico diferente, o que pode criar dúvidas nos utilizadores, pelo que "muito em breve" será decidido qual deles será o normativo. Só depois disso poderá ser determinada aplicação do Acordo pelos organismos públicos, em documentos do Estado e no ensino. Não foram, no entanto, avançadas datas para as decisões e consequente implementação.

O Lince é uma ferramenta gratuita, que "converte o conteúdo de ficheiros de texto para a grafia neste momento a ser introduzida em vários países do espaço da CPLP. Suporta vários formatos e permite converter em simultâneo um número elevado de ficheiros de qualquer dimensão", explica-se no Portal da Língua Portuguesa, a partir do qual é possível fazer o download do software para Windows, Mac e Linux.

Tal como o TeK tinha noticiado, o conversor era esperado em Fevereiro, mas apenas ficou disponível esta semana, no culminar de um período de trabalho que teve início em Junho de 2009.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.