
A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, apresentou ontem, em Lisboa, o novo conversor de documentos para o novo Acordo Ortográfico, desenvolvido pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) com financiamento do Estado português.
Apesar de o Lince ser a primeira ferramenta deste género encomendada e paga pelo Governo, não está ainda decidido se este será o conversor "oficial", relatava hoje o jornal Público, na sequência de uma conversa com a ministra, após a apresentação.
Segundo explicou a responsável, há outros conversores no mercado e cada um está ligado a um Vocabulário Ortográfico diferente, o que pode criar dúvidas nos utilizadores, pelo que "muito em breve" será decidido qual deles será o normativo. Só depois disso poderá ser determinada aplicação do Acordo pelos organismos públicos, em documentos do Estado e no ensino. Não foram, no entanto, avançadas datas para as decisões e consequente implementação.
O Lince é uma ferramenta gratuita, que "converte o conteúdo de ficheiros de texto para a grafia neste momento a ser introduzida em vários países do espaço da CPLP. Suporta vários formatos e permite converter em simultâneo um número elevado de ficheiros de qualquer dimensão", explica-se no Portal da Língua Portuguesa, a partir do qual é possível fazer o download do software para Windows, Mac e Linux.
Tal como o TeK tinha noticiado, o conversor era esperado em Fevereiro, mas apenas ficou disponível esta semana, no culminar de um período de trabalho que teve início em Junho de 2009.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários