Os conteúdos alojados em páginas electrónicas oficiais vão passar a poder ser pesquisados num motor de busca próprio, encomendado pelo Estado e destinado a indexar os conteúdos dos principais sites e portais da Administração Pública.

O site faz parte das medidas a implementar no âmbito do Simplex - o programa de simplificação do acesso do cidadão à Administração Pública - e já está disponível online, com um layout simples e semelhante a tantos outros destinados à procura de informação online.

Para além de não incluir sites de fontes "não oficiais", o pesquisa.gov.pt apresenta outras particularidades próprias do fim que prossegue, como a possibilidade de filtrar os resultados consoante se pretenda encontrar informação categorizada como relativa a "Cidadãos", "Empresas", "Governo" ou "Todos".

Experimentando uma pesquisa pela expressão "simplex" pudemos verificar ainda que o serviço sugere também ao utilizador que restrinja a sua pesquisa, para ajudar a obter resultados mais direccionados ao que procura. Parece, no entanto, ter alguma dificuldade em estabelecer devidamente prioridades nos resultados apresentados. Isto porque, para a referida pesquisa, o próprio site do Simplex fica arredado dos primeiros 10 resultados.

[caption]pesquisa.gov.pt[/caption]

O serviço, que viu a luz do dia virtual durante o dia de ontem, chega com cerca de meio ano de atraso, uma vez que estava previsto para Agosto passado, com o Simplex 2009. Actualmente no quarto ano, o Simplex apresenta uma série de medidas a concretizar no ano a que se refere, mas quando tal não é possível a implementação pode transitar para o ano seguinte, como acontece aqui.