O Governo anuncia hoje novas funcionalidades para a plataforma Segurança Social Directa, um canal online que permite a cidadãos e empresas ter acesso a informação contributiva e realizar operações desde Novembro de 2005.



A Segurança Social Directa vai passar a permitir a alteração dos membros estatutários das empresas, acolher o requerimento do abono de família e de outros subsídios para assistência a descendentes.

O sistema de informação aos utilizadores também será melhorado - com a introdução de alertas para as situações de deferimento de prestações substitutivas - e os meios de pagamento de contribuições disponíveis será alargado.



Ao longo do último ano a utilização desta plataforma online aumentou de forma significativa passando de 800 mil acessos até ao ano passado, para cerca de 2,3 milhões de acessos até 18 de Setembro deste ano. Destes, 1.130.164 acessos foram da responsabilidade de empresas, enquanto 1.201.609 acessos foram realizados por particulares.



O site conta actualmente com um total de 508 mil empresas registadas e um pouco mais de 255 mil cidadãos particulares. Já suportou a realização de 431.790 vínculos de trabalho, 245.684 cessações da actividade e 50.705 pedidos de declaração de situação contributiva. No campo dos serviços dirigidos a particulares a plataforma já acolheu mais de 36 mil pedidos de alteração de morada.



Na base de dados Segurança Social Directa foram já carregados quase 70 milhões de registos de remuneração, detalha uma apresentação disponibilizada no site do Ministério da Segurança Social que hoje faz o balanço do projecto.



Notícias Relacionadas:

2007-04-19 - Dispensa de comprovativo de situação contributiva publicada em Diário da República