Uma das maiores burlas financeiras de sempre na história dos Estados Unidos foi desmantelada, levando à detenção de três homens acusados de roubo de identidade, ao roubarem através da Web informação relativa aos cartões de crédito de um número superior a 30 mil vítimas, usando esses dados para retirar dinheiro de contas bancárias, realizar empréstimos falsos e acumular despesas feitas com os cartões, entre outros crimes, divulgaram ontem em Manhattan autoridades federais dos EUA.

Ao todo, calcula-se que este esquema, baseado num empregado de uma produtora de software de Long Island - nos arredores de Nova Iorque -, tenha provocado perdas no valor de 2,7 milhões de dólares, um valor que poderá ainda ascender mais. De momento, as autoridades estão ainda a tentar determinar quantas das 30 mil vítimas sofreram perdas financeiras.

A rede vendia dados relativos aos cartões de crédito por um preço de 60
dólares a um outro grupo de indivíduos nos bairros nova-iorquinos do Bronx e de Brooklyn que já tinham roubado ou obtido informações parciais sobre as vítimas, como os nomes e números de segurança social.

O esquema, que já funcionava há quase três anos mas que só começou a ser investigado no ano passado, centrava-se em Philip Commings, um empregado de 33 anos da Teledata Communications, uma produtora de software que controla a informação financeira fornecida pelas três principais agências de qualificação de crédito nos Estados Unidos, a Equifax, a Experian e a Transunion. Cummings utilizou o seu acesso informático para ter acesso às passwords e aos códigos empregues pelas companhias para efectuarem o download de informação de crédito sobre os indivíduos.

Segundo um comunicado emitido pela Teledata, Cummings foi funcionário dessa empresa desde Maio de 1999 a Março de 2000. Mesmo depois de ter deixado a companhia, continuou a poder utilizar o seu computador portátil para obter acesso a dados privados, tendo a actividade criminosa continuado até ao mês passado.

Notícias Relacionadas:
2002-06-26 - Site
permite verificar roubo de números de cartões de crédito

2001-06-26 - Descoberto um bug nos leitores de cartões de
crédito

2001-06-19 - Medo de
fraude online de cartões de crédito está empolado


2001-04-12 - Mega
fraude bancária encoberta

2001-02-20 - Fraude
de cartões de crédito rende 120 milhões em 2000