Uma organização de escritores que representa cerca de 8 mil autores acusa o Google de pretender disponibilizar online um conjunto de textos existentes em bibliotecas e universidades públicas que não estão licenciados para uso comercial. Por considerar que esta é uma infracção massiva dos direitos de autor, o grupo designado Author Guild anunciou que está a processar a empresa de Internet, numa tentativa para travar o processo.
A acção interposta pelo grupo visa bloquear a digitalização dos livros por considerar que uma vez disponíveis online os livros em questão podem ser copiadas de forma ilimitada sem qualquer controlo por parte dos seus autores.
O Google já comentou as intenções do grupo dizendo que os autores e editores podem excluir livros do programa sempre que entenderem. No início do mês de Agosto o Google anunciou a suspensão temporária do programa de digitalização de conteúdos que disponibiliza a autores e editores, o Google Print Publisher.
Este programa, lançado em Outubro de 2004, tem como objectivo permitir às editoras a digitalização de conteúdos até agora apenas disponíveis offline. A iniciativa ganhou maior dimensão e tornou-se mais polémica desde finais do ano passado quando o Google anunciou acordos com cinco bibliotecas universitárias americanas para estender este programa de digitalização de conteúdos ao seu portfólio.
Desde então o assunto tem sido polémico. Em resposta o Google cancelou o programa até Novembro com o objectivo de lhe introduzir alterações que tranquilizem os editores e clarifiquem regras para ambas as partes. Neste momento mantém-se suspenso.
Notícias Relacionadas:
2005-08-12 - Google suspende temporariamente projecto de digitalização de livros
2004-12-15 - Google digitaliza colecções de cinco bibliotecas universitárias americanas
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários