Embora os ataques da sua autoria representem ainda uma pequena minoria face aos levados a cabo por cibercriminosos com motivações económicas, os grupos de hacktivistas, como o Anonymous e o LulzSec, foram os responsáveis pelo maior volume de dados "roubados" online durante o ano que passou.

A conclusão é do relatório anual da Verizon sobre fugas de dados (Data Breach Investigations Report 2012), divulgado ontem. A análise, relativa aos ataques ocorridos durante o ano de 2011, combina informação fornecida por empresas que reportaram ataques e dados das autoridades norte-americanas, holandesas, irlandesas e do Reino Unido.

A análise revela aquilo que as notícias vinham antecipando, um aumento importante da atividade destes grupos de hackers com motivações políticas, que recorrem à Internet e ao acesso e divulgação de dados de grandes empresas como forma de contestação social.

De acordo com os dados divulgados, os hacktivistas terão sido responsáveis por 58% de todos os dados roubados durante o ano que passou, num total de mais de 100 milhões de registos.

Os responsáveis pela análise destacam porém que apesar disso, apenas 3% dos ataques informáticos reportados são atribuídos a estes grupos. Ainda assim, o valor reflete um crescimento expressivo face a um ano antes, quando o "peso" das ações do Anonymous não chegava sequer a 1% do total de registos.

Segundo os especialistas da Verizon, a vasta maioria dos ataques globalmente considerados continuam a ser atribuídos a cibercrminosos em busca de proveito económico. O peso das ações dos hacktivistas sobe porém quando limitamos a análise aos ataques dirigidos apenas a grandes empresas. Neste "segmento", a percentagem de incidentes atribuída aos hackers sobe para os 25%.

Note-se que estes valores dizem apenas respeito às ações que visam aceder a dados protegidos sem autorização, não são tidas em conta "investidas" como as destinadas a deixar sites offline ou modificar os conteúdos apresentados nas páginas, a que temos assistido em grande número durante o ano.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.