Homens e mulheres têm tendência para se expressarem de forma diferente quando publicam ou comentam alguma coisa no Facebook, assim se conclui no estudo com o (sugestivo) título Women Are Warmer, But No Less Assertive Than Men.

A análise, da autoria de um grupo de investigadores da Universidade de Melbourne, aponta diferenças ao nível da escolha de palavras. É, por exemplo, mais comum ter as mulheres a usarem palavras ou expressões que demonstrem emoções positivas como ‘feliz’, ‘amor’ ou ‘<3’ , grau de relacionamento como ‘amigos’, ‘família’ ou ‘irmã’, ou advérbios relacionados com intensidade.

Já o discurso dos homens é preenchido por tópicos mais relacionados com política, como ‘governo’ ou ‘impostos’, pelos temas relacionados com o desporto patente nos termos ‘futebol’, ‘época’ e ‘ganhar’ ou por interesses específicos e atividades como armas de fogo, tocar instrumentos musicais e videojogos.  

Os padrões retirados da análise de perto de 68.300 utilizadores do Facebook mostram ainda que o sexo masculino é mais ríspido na linguagem utilizada, dizendo com mais frequência asneiras, por exemplo, enquanto o sexo feminino usa termos mais carinhosos para se expressar.

As diferenças mostram também que há uma forte tendência entre os homens para falarem de objetos, quando as mulheres preferem falar de pessoas e de relações sociais. Possivelmente por isso, elas costumam dizer mais vezes ‘marido’, do que eles dizem ‘mulher’.