No final de Julho, a iniciativa FairTube, uma colaboração entre a YouTuber Union e a IG Metall, deu a a conhecer ao mundo o seu projecto para pressionar o YouTube a ser mais transparente nas suas políticas, prometendo tomar acções legais caso não houvesse uma resposta por parte da empresa da Google até 23 de agosto. A oito horas do prazo estabelecido terminar, a representante alemã da gigante da tecnologia respondeu formalmente à FairTube, tal como confirmam os seus criadores.

Tanto Jörg Sprave como Christiane Benner, que se constituem como as “caras” da iniciativa, reconhecem que a pressão exercida valeu a pena. Segundo afirma Sprave no comunicado feito no website da FairTube, sem o apoio dos membros da YouTube Union, cujo número registou um crescimento sem precedentes em apenas quatro semanas, a resposta da Google provavelmente nunca teria chegado.

No entanto, apesar de manifestar o seu interesse no “sucesso e satisfação” dos criadores de conteúdo da plataforma, e de apreciar o esforço por parte da iniciativa, a Google recusa-se negociar as demandas estabelecidas pelo grupo, declara um porta-voz da empresa à Vice.

Apesar da recusa da gigante da tecnologia, Sprave declarou também à Vice que as exigências feitas pelo grupo não vão perder a sua importância, porque foram criadas para “garantir que o futuro do trabalho feito pelo YouTube seja o mais justo e transparente possível”. Um dos principais objectivos da FairTube é aferir a legitimidade das políticas levadas a cabo pela plataforma da Google no território europeu, tendo por base o Regulamento Geral de Protecção de Dados, o qual declara o direito de um cidadão aos seus dados pessoais.

Apesar de ainda nenhuma data ter sido indicada para a reunião entre a FairTube e a representação alemã da Google, o contador iniciado a 26 de Julho está oficialmente “em pausa”. Depois da aplicação de uma multa de 50 mil milhões de euros à Google por parte da CNIL, a autoridade francesa de protecção de dados, a iniciativa, reforçada pelo apoio de um dos mais antigos sindicatos da Alemanha, pode apresentar potencial para levar até ao fim as suas exigências.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.