No final de Julho, a iniciativa FairTube, uma colaboração entre a YouTuber Union e a IG Metall, deu a a conhecer ao mundo o seu projecto para pressionar o YouTube a ser mais transparente nas suas políticas, prometendo tomar acções legais caso não houvesse uma resposta por parte da empresa da Google até 23 de agosto. A oito horas do prazo estabelecido terminar, a representante alemã da gigante da tecnologia respondeu formalmente à FairTube, tal como confirmam os seus criadores.

Tanto Jörg Sprave como Christiane Benner, que se constituem como as “caras” da iniciativa, reconhecem que a pressão exercida valeu a pena. Segundo afirma Sprave no comunicado feito no website da FairTube, sem o apoio dos membros da YouTube Union, cujo número registou um crescimento sem precedentes em apenas quatro semanas, a resposta da Google provavelmente nunca teria chegado.

No entanto, apesar de manifestar o seu interesse no “sucesso e satisfação” dos criadores de conteúdo da plataforma, e de apreciar o esforço por parte da iniciativa, a Google recusa-se negociar as demandas estabelecidas pelo grupo, declara um porta-voz da empresa à Vice.

Apesar da recusa da gigante da tecnologia, Sprave declarou também à Vice que as exigências feitas pelo grupo não vão perder a sua importância, porque foram criadas para “garantir que o futuro do trabalho feito pelo YouTube seja o mais justo e transparente possível”. Um dos principais objectivos da FairTube é aferir a legitimidade das políticas levadas a cabo pela plataforma da Google no território europeu, tendo por base o Regulamento Geral de Protecção de Dados, o qual declara o direito de um cidadão aos seus dados pessoais.

Apesar de ainda nenhuma data ter sido indicada para a reunião entre a FairTube e a representação alemã da Google, o contador iniciado a 26 de Julho está oficialmente “em pausa”. Depois da aplicação de uma multa de 50 mil milhões de euros à Google por parte da CNIL, a autoridade francesa de protecção de dados, a iniciativa, reforçada pelo apoio de um dos mais antigos sindicatos da Alemanha, pode apresentar potencial para levar até ao fim as suas exigências.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.