O esquema terá tido início em 2009 e manteve-se até à data. Funcionava sobre as ligações supostamente seguras de Internet, disponíveis nos quartos de hotéis de luxo em vários países da Ásia.


Os alvos do ataque, garante a Kaspersky que desmascarou o esquema, estavam bem identificados, tal como os objetivos da ação, que pretendia garantir acesso a dados relevantes num conjunto de indústrias de referência.


Segundo a empresa de segurança, que não revelou mais detalhes sobre os hotéis ou as vitimas destes ataques, terão sido visados milhares de executivos. Cerca de 90% são oriundos do Japão, Taiwan, China, Rússia e Coreia do Sul, mas também há vítimas de países como a Alemanha, Irlanda ou EUA.


O ataque passava por levar as vítimas a instalarem software que permite ler informação digitada no teclado, como passwords, sem perceberem que estavam a receber malware. Faziam-no sugerindo atualizações para programas que frequentemente solicitam esse tipo de ação, como o Adobe Flash, ou o Messenger da Microsoft.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico