A reunião do ICANN que se realizou na semana passada em São Paulo, Brasil, contou com a assinatura do acordo com a DotAsia para a disponibilização do novo domínio de topo .asia e novos desenvolvimentos para introduzir caracteres internacionais nos nomes de domínios. O ICANN renovou ainda os contratos de concessão dos domínios .biz, .info e .org.

Durante vários dias os responsáveis pela organização reuniram-se com mais de 720 delegados de 90 países na 27ª reunião do ICANN, onde a aprovação do plano estratégico para os próximos três anos, com a identificação das oportunidades e desafios, teve também papel central.

O novo domínio de topo .asia, patrocinado pela DotAsia, tinha já sido aprovado em Outubro, mas o acordo foi agora formalmente assinado, tornando esta organização a primeira gTLD registry com sede na região. O objectivo da DotAsia é reunir neste novo domínio de topo as organizações e empresas que até agora operavam apenas sob o domínio de topo de países como a China (.cn) ou o Japão (.jp), identificando de forma fácil a região.

A organização que gere a infra-estrutura da Internet renovou ainda os contratos de concessão da exploração dos domínios .biz, .info e .org., adicionando cláusulas que pretendem evitar a exploração financeira de nomes de domínios mais valiosos. Desta forma o ICANN reforça a sua oposição à venda de domínios com valor variável acima dos 10% e adianta ainda que pretende implementar as mesmas regras para outros domínios de topo à medida que os contratos forem sendo renovados.

Na renovação do acordo estão ainda incluídas as novas restrições à utilização de dados de tráfego, que deve restringir-se à determinação de problemas de ligação, nomeadamente de falhas e ataques à rede.

Também a nível da representação internacional o ICANN deu mais alguns passos no sentido de introduzir a utilização de nomes de domínio com caracteres internacionais, algo que apenas está disponível através de plug ins em browsers e somente em alguns registars.

Reconhecendo o trabalho técnico que tem sido desenvolvido por voluntários e várias organizações, o conselho do ICANN pede agora aos grupos representantes dos Governos e operadores responsáveis pelos domínios de topo de vários países para avaliarem as implicações da introdução de novos caracteres nos nomes de domínios, mantendo como objectivo a sua introdução nos próximos dois anos.

O Plano estratégico do ICANN, também aprovado durante a reunião, foca-se no alcance da excelência organizacional, mas também no aumento da participação internacional, um desejo que a ONU e a União Europeia já tinham deixado claro anteriormente. De acordo com as principais linhas do plano, o ICANN define como prioridades a automação da autoridade de atribuição de nomes (IANA) e a implementação de caracteres internacionais nos domínios de topo

Notícias Relacionadas:

2006-08-17 - Governo americano renova acordo com ICANN para os próximos cinco anos

2003-03-27 - ICANN aprova especificações para criação de domínios em várias línguas