O ICANN publicou na passada sexta feira as propostas recebidas para os novos endereços de topo, na sequência de uma fase de pedido de sugestões que terminou a 16 de Março. Entre os novos TLDs genéricos propostos por dez entidades diferentes contam-se o .cat, .post, .asia, .mobi, .xxx e .tel.



Segue-se agora uma fase aberta aos comentários públicos, que decorre entre 1 e 30 de Abril, após o que as candidaturas das entidades em relação ao patrocínio dos domínios propostos serão avaliadas por um painel do ICANN, a partir do mês de Maio. Todas as propostas que satisfaçam os critérios do painel de avaliação são depois seleccionadas, para uma negociação técnico-comercial, de forma a finalizar a atribuição e patrocínio dos domínios pedidos.



Embora não esteja determinado nenhum limite para o número de novos gTLDs a atribuir, espera-se já alguma polémica visto que duas entidades diferentes entregaram o pedido de patrocínio para o domínio de topo .tel, a inglesa Telname Limited e a norte-americana pulver.com. O ICANN deverá agora decidir se alguma delas tem a competência e a viabilidade financeira suficientes para gerir este domínio.



Depois de quase vinte anos com apenas sete domínios de topo genéricos (o .com, .edu, .gov, .int, .mil, .net, and .org), para além dos domínios de topo de cada país, o ICANN seleccionou em 2000 sete novos nomes de topo que ajudariam a criar uma maior "organização" no crescente mundo de endereços Internet, com o .aero, .coop, .biz, .info, .museum, .name e o .pro.



O alargamento do número de domínios de topo genéricos foi muito discutido nos últimos anos, tendo sido aprovado só em final do ano passado.

Notícias Relacionadas:

2004-03-11 - Indústria junta-se para propor criação de domínio de topo para a área móvel

2004-01-05 - Entidades estrangeiras absorvem 50% dos novos subdomínios .com.pt

2002-12-16 - ICANN aprova processo para criação de novos nomes de domínio de topo

2000-11-17 - Sete novos domínios de topo aprovados pelo ICANN