A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), entidade que supervisiona os domínios de Internet, solicitou à Verisign que suspendesse voluntariamente o serviço de wildcards lançado recentemente por esta empresa. Em funcionamento desde o passado dia 15 de Setembro, o serviço substitui a página que aparece por defeito ao ser digitado um endereço de Internet não registado, acabando com a tradicional mensagem "404 page not found".



Desta forma, a Verisign que monitoriza os domínios .com e .net (correspondentes à grande maioria de endereços Internet), redirecciona os endereços não registados ou desactualizados para o seu serviço de Site Finder que inclui um conjunto de conteúdos publicitários pagos à Verisign.



A questão está a levantar polémica e as vozes contra de empresas e associações não têm parado de surgir. Neste contexto, o ICANN decidiu pedir o cancelamento voluntário do serviço - também lançado pela Microsoft que redirecciona as páginas não registadas para o browser do seu Internet Explorer - até que seja efectuada uma análise mais cuidada do caso e apurada a legalidade do serviço, avança o site da agência.




Algumas associações consideram que os wildcards levantam sérias questões de privacidade (já que a Verisign monitoriza domínios) e podem influenciar a imparcialidade das pesquisas (direccionadas para fins comerciais). Por outro lado, considera-se que esta análise ao sistema de domínios só pode ser utilizada com o conhecimento claro dos seus riscos pelo operador responsável pelo serviço, relata a Cnet.



A Verisign, por seu lado, adianta que o seu serviço de SiteFinder não tem como objectivo apoderar-se dos domínios de Internet não registados ou entretanto desactualizados mas contribuir para orientar os internautas nas suas pesquisas.



Notícias Relacionadas:

2002-08-08 - FTC investiga práticas de marketing da VeriSign

2002-09-06 - ICANN ameaça retirar direito de venda de domínios Internet à VeriSign

2002-01-07 - VeriSign adquire empresa de gestão de domínio ".tv" por 45 milhões de dólares