Naquela que Paul Twomey, presidente do ICANN, apelida de uma das maiores revoluções na Internet desde a sua criação, vão começar a ser testados na próxima segunda feira, dia 15 de Outubro, nomes de domínios com caracteres fora do alfabeto romano. Os caracteres árabes, cirílicos (das línguas eslavas como o Russo), gregos, coreanos, hebreus, tâmil (do sul e este da ásia), japoneses e do chinês simplificado estão entre as novas opções.

Actualmente apenas a gama de caracteres base do alfabeto romano - de A a Z - está disponível, o que não inclui também caracteres especiais como os acentos, tiles e cês cedilhados do português. Alguns plug ins para os browsers já permitem usar estes caracteres, que estão disponíveis por exemplo para registo em Portugal através da FCCN.

O mesmo acontece com caracteres não romanos, como o coreano e hebreu, mas este alargamento depende da instalação de um ad-on nos browsers e é aplicável apenas ao nome do site (nome de domínio) mas não ao domínio de topo propriamente dito (como o .com, .net ou .pt e .jp).

Durante este teste os utilizadores que usarem caracteres não romanos para escrever o nome de domínio vão ser encaminhados para uma página de um wiki que utiliza o nome de domínio .test. Serão para isso criados 11 novos domínios .test, um para cada nova língua. Na sequência dos resultados o ICANN irá decidir se vai implementar estes novos caracteres.

Actualmente cerca de 40 por cento dos utilizadores de Internet são asiáticos, contra cerca de 50 por cento localizados na Europa Ocidental e Estados Unidos - que usam o alfabeto romano. Porém o crescimento dos utilizadores da Internet deverá ser conseguido precisamente das áreas onde o alfabeto romano não é utilizado.

Notícias Relacionadas:

2006-12-11 - ICANN aprova domínio de topo .asia e renova contratos com .biz, .info e .org


2006-02-09 - Plug in pretende dinamizar registo de domínios com caracteres portugueses

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.