O Instituto Nacional de Estatística está a testar uma aplicação da Novabase que permite a entrega por via electrónica dos Censos da População e da Habitação de 2011.



A solução está a ser testada junto de um universo de 7 mil utilizadores ao longo de um mês. Este testes visa apurar a fiabilidade da entrega electrónica dos questionários e recolher a opinião dos cidadãos e outros indicadores de utilização da aplicação.



Com a implementação deste sistema, outros benefícios serão retirados, nomeadamente a redução dos custos associados à impressão e digitalização dos tradicionais questionários em papel, destaca a Novabase em comunicado.



Fernando Casimiro, Coordenador do Gabinete dos Censos do Instituto Nacional de Estatística, explica que esta estratégia reflecte uma "aposta clara […] nas vantagens das novas tecnologias" e revela que, se os resultados se mostrarem positivos, o sistema será utilizado na realização dos Recenseamentos da População e da Habitação, em 2011, junto de toda a população residente em Portugal.



Notícias Relacionadas:

2007-06-27 - INE renova portal e dinamiza pesquisa