O interesse no Facebook parece estar a diminuir mas esta continua ainda a ser a rede social que mais utilizadores agrega, embora com tipos de utilização muito diferentes. A PSE - Produtos e Serviços de Estatística analisou as conversas dos portugueses no Facebook ao longo de um ano, e a sua interação com páginas, identificando 20 tipos de personalidades digitais que mostram como interagem, os sentimentos que demonstram, como reagem nos comentários e como influenciam.
A personalidade que mais se destaca é a do Influencer, que faz muitas publicações e recebe bastantes reações dos utilizadores, mas o estudo refere ainda "o Informer, que faz muitos comentários e num grande número de páginas distintas ou o Cool & Happy, aquele que tem apenas comentários positivos e que contrasta com o Hater que, pelo contrário, nunca se mostra positivo nas suas interações com as marcas no Facebook".
Em relação à hora de publicações o estudo refere o tipo Sleepless, que faz a maioria das intervenções com as marcas durante a madrugada.
As áreas de interesse são igualmente distintivas. O Voyeur é o que se interessa por várias áreas e faz pesquisas, enquanto o Brand Lover comenta maioritariamente uma marca e de forma sempre positiva. O Adventurer está focado nas áreas temáticas que alimentam o seu espírito aventureiro, com especial enfoque nos temas de automóvel e de viagens, o Bargain Hunter usa o Facebook para procurar promoções e passatempos para adquirir produtos de marcas a um preço mais apelativo.
Verifique aqui todos os 20 perfis tipificados. Provavelmente vai identificar alguns de forma bem clara
. Influencer - aquele que faz muitas publicações e recebe bastantes reações dos utilizadores
. Informer - que faz muitos comentários e num grande número de páginas distintas
. Cool & Happy - aquele que tem apenas comentários positivos
. Hater - que nunca se mostra positivo nas suas interações com as marcas no Facebook
. Voyeur - que se interessa por diferentes áreas e pesquisa sobre bastantes indústrias e marcas
. Brand Lover - que comenta maioritariamente uma marca e de forma sempre
. Sleepless - o que faz a maioria das intervenções com as marcas durante a madrugada
. Adventurer - que se foca bastante nas áreas temáticas que alimentam o seu espírito aventureiro, em especial nos temas de automóvel e de viagens
. Bargain Hunter - usa o Facebook para procurar promoções e passatempos para adquirir produtos de marcas a um preço mais apelativo
. Debater - interage muito no Facebook, havendo muitos com ele com especial interesse pela área dos Media
. Digital Consumer - interessa-se por diversas marcas, sobretudo no âmbito digital
. Life Styler - interage com alguma frequência e mostra especial interesse em páginas de Media dedicadas a temas femininos, de sociedade e saúde
. Fast - comenta muitas vezes e com curtos períodos de intervalo, estando muito atento ao Facebook
. Observer - raramente faz comentários
. Insight Seeker - usa a rede social para procurar e consultar insights sobre uma área e marca específica
. Loyal Participant - é muito fiel à sua marca favorita, apenas comentando nessa página . Industry Follower- comenta muitas marcas, mas todas do mesmos setor de atividade
. Prime Time Follower - aquele que comenta no Facebook durante a noite, depois do jantar e antes de se deitar, sobretudo numa área específica
. Motorhead - que mostra especial interesse por páginas que abordam temas relacionados com motas e automóveis
. Traveler - que se interessa maioritariamente por páginas de viagens
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários