O Instagram perdeu quase metade dos utilizadores diários ativos (DAU) desde que anunciou os "mal interpretados" novos termos de utilização. Dos 15,6 milhões de utilizadores que diariamente acediam à aplicação a 15 de dezembro de 2012, o número "tropeçou" para os 9 milhões.

Os valores são avançados pela empresa de análise AppStats, que monitoriza a atividade de utilizadores em aplicações conectadas ao Facebook, como é o caso do Instagram.

Já durante o mês de dezembro um outro relatório apontava para a perda de 25% dos utilizadores diários no Instagram, mas os responsáveis pelo serviço indicaram que a app deixou de fazer parte da API do Facebook e que por isso as contagens não eram precisas.

No seguinte gráfico a queda abrupta que se verifica no dia 18 de dezembro corresponde ao dia em que os novos termos de serviço foram anunciados:

[caption]Utilizadores Instagram[/caption]

Numa base semana a semana os números também não são favoráveis para o Instagram, ao registar perdas de cinco milhões dos 27 milhões de utilizadores semanais ativos que tinha em meados de dezembro.

[caption]Utilizadores Instagram[/caption]

Mas nem tudo é mau para o serviço de edição e partilha de imagens. O número de utilizadores ativos mensais (MAU) cresceu dos 41,5 milhões para os 46,1 milhões de pessoas. Ou seja, existem mais utilizadores mas que usam com menor frequência a app.

[caption]Utilizadores Instagram[/caption]

Estes dados também revelam que os utilizadores que usam com mais frequência a aplicação foram os que consideram como mais ofensivos os novos termos de utilização - que levaram inclusive um grupo de protestantes a processarem a divisão que faz parte do Facebook.

Os dados aparecem numa altura em que faltam poucos dias para que os novos TOS entrem em vigor: dia 19 de janeiro. Inicialmente estava previsto que os termos fossem alterados hoje, dia 16, mas a data foi posteriormente revista.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico