O Instituto de Seguros de Portugal (ISP) acaba de lançar um guia sobre seguros e fundos de pensões com o objectivo principal de ajudar os consumidores a compreenderem o essencial sobre estas matérias e a reclamarem junto das entidades competentes, se for esse o caso.

O documento está online e é "escrito em linguagem simples e clara" que "procura fornecer aos consumidores informação relevante e imparcial sobre as características dos produtos comercializados pelas empresas de seguros e sociedades gestores de fundos de pensões", refere a autoridade.

Para o presidente do ISP, Fernando Nogueira, este guia "aumentará a transparência e a qualidade da informação no mercado segurador e fundos de pensões". E pode "constituir uma mais-valia no reforço da educação financeira e que corresponda às necessidades de todos os que se interessam por estas matérias, melhorando o conhecimento sobre o sector segurador e fundos de pensões".

Com informação detalhada sobre as várias fases de um contrato de seguro ou da participação num fundo de pensões, o guia agora lançado disponibiliza também indicações sobre como fazer uma reclamação nestas duas áreas.