Um estudo publicado pela Pew Internet indica que perto de 32 por cento dos adolescentes que acedem à rede já foram abordados online por um estranho. Destes, 25 por cento admite ter-se sentido desconfortável ou assustado com a tentativa de aproximação.
A análise indica que as raparigas são as que mais se sentem incomodadas com estas situações (27 por cento). No caso dos indivíduos do sexo masculino, a abordagem por um estranho foi desconfortável para apenas 15 por cento dos entrevistados.
Contudo, os resultados demonstram que só 21 por cento dos adolescentes com perfis activos em redes sociais é que se sentem ameaçados com aquelas tentativas de aproximação, uma percentagem inferior à registada junto dos inquiridos que não possuem qualquer tipo de página online (28 por cento).
Mesmo assim, o autor do estudo refere que ao publicar uma foto online, o adolescente tem maior probabilidade de vir a ser abordado por um estranho. Cerca de 49 por cento dos utilizadores que têm uma fotografia sua na Internet admite já ter sido contactado por estranhos sendo que em 20 por centos dos casos essa abordagem foi desagradável.
É de referir ainda que nestes casos, mais uma vez, grande parte dos assédios dirigem-se a internautas do sexo feminino.
Notícias Relacionadas:
2007-04-19 - Maioria dos adolescentes protege privacidade online
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários