Um estudo publicado pela OberCom indica que, apesar de os portugueses incluírem cada vez mais os novos media nas suas vidas, ainda existe algum desconhecimento do público face aos blogs. Cerca de 49 por cento dos internautas inquiridos nesta análise admitiram mesmo que não sabem o que são estes espaços. Outros justificam o seu desconhecimento com o facto de destes canais serem ainda muito recentes e pouco difundidos.



Mesmo assim, de entre os internautas que têm conhecimento, 23,6 por cento afirma navegar na blogosfera, 21,9 interage nos blogs através de comentários e emails e 14 por cento mantém o seu próprio blog.



A maioria da actividade nestas páginas é mantida por internautas pertencentes uma faixa etária mais baixa - adolescentes e jovens adultos -, com estes a serem observados como os maiores produtores de conteúdos de blogs.



Quando questionados acerca dos motivos que levam os internautas a procurar blogs, as respostas variaram entre a procura de informação, comum a 44,5 por cento dos produtores e 36,7 por cento dos consumidores, e visita a uma página por sugestão de um amigo ou através do próprio blog.



No que se refere aos temas pesquisados, o entretenimento acaba por ser o tema mais escolhido por quem navega na blogosfera (41 por cento). Os blogs pessoais são a escolha de 22 por cento, enquanto que os que abordam a comunicação e cultura e os temas polémicos da actualidade noticiosa cativam 12 e 11 por cento dos utilizadores.



Cerca de um quinto de todos os utilizadores que frequentam a blogosfera não conhecem os autores dos textos que lêem, sendo este desconhecimento mais elevado junto dos internautas que acompanham blogs mas não escrevem. De entre os que conhecem, a sua preferência vai para os autores que já comentam nos mass media, para professores do ensino secundário ou superior e para pessoas com participação activa na política. Estas tendências são mais observadas junto daqueles que são exclusivamente consumidores destes media.



Quanto aos produtores de blogs, o estudo mostra que a maioria possui apenas uma plataforma activa (79,6 por cento). No entanto, há quem possua entre dois a quatro blogs (18,4 por cento) ou mais de quatro (2 por cento). A actualização das páginas acontece na maioria uma vez por semana ou mensalmente.



Por fim, a análise indica que do universo composto pelos produtores, cerca de 40 por cento mantêm blogs de entretenimento, 29,8 falam da sua vida pessoal, enquanto que a política ou a actualidade noticiosa são o foco de 10,6 por cento dos utilizadores.



Notícias Relacionadas:

2008-03-25 - Público liga notícias a blogs que referenciam os seus conteúdos