Apresentado ontem à noite nos Estados Unidos e esta manhã em Portugal, o Internet Explorer 9 já está disponível para download. O novo browser da Microsoft encerra um conjunto de novidades e promete dar novo fôlego à capacidade competitiva da dona do Windows no mercado dos browsers.



Uma das novidades mais emblemáticas do browser é a aceleração por hardware, que usa capacidade do processador gráfico do PC para processar tarefas mais pesadas, como a transmissão de um vídeo ou o processamento de um jogo online, por exemplo.



Muito aguardado é também o suporte para a HTML5, que tem vindo a ser progressivamente assegurado por vários produtos da concorrência, tal como os resultados da utilização de um novo motor de javascript.



Com uma nova interface, que procura dar-lhe uma navegação mais intuitiva e uma apresentação mais simples, o IE 9 foi reformulado nos menus e boa parte das funções da barra de comandos está agora acessível a partir do botão Ferramentas.



Outra tarefa simplificada é a memorização e o acesso a sites que o utilizador visita com frequência, através da funcionalidade Sites Afixados, que passa a permitir a colagem directa de sites na barra de tarefas, para um acesso mais fácil e que pode ser feito mesmo sem abrir o browser.




[caption]Sites Afixados[/caption]

Quando o utilizador abre um Novo Separador passa também a ter acessível uma lista dos sites mais visitados, para aceder mais rapidamente a um deles, se for esse o objectivo.




[caption]Novo Separador[/caption]

Ao nível da privacidade, destaque para a Protecção de Controlo, uma opção que vem limitar a comunicação do browser com determinados sites - que podem ser alinhados numa lista definida pelo utilizador - reduzindo a exposição de dados a interlocutores não desejados.



A barra de endereço do IE9 também passa a permitir a pesquisa. Se o utilizador aí introduzir o endereço de um site vai directamente para a morada com essa indicação. Mas, a partir desta barra agora pode também introduzir um termo de pesquisa, escolher o motor de busca da sua preferência e esperar pelos resultados.




Novidade é também o Gestor de Transferências - que assegura a manutenção de uma lista actualizada de ficheiros transferidos a partir da Web - ou o sistema de Classificação de Desempenho dos Suplementos, que permite ao utilizador saber, sempre que um retardar o desempenho do browser.




[caption]Gestor de Transferências[/caption]




[caption]Classificação de Desempenho dos Suplementos[/caption]

No total a Microsoft assegura que fez cerca de 2 mil alterações ao IE desde o lançamento da primeira beta, resultado do feedback que foi recebendo dos utilizadores.



A nova versão do browser, não compatível com o Windows XP, pode ser descarregada aqui.



Nota de redacção: Acrescentada informação complementar.