O espaço reservado à atribuição de novos endereços de Internet poderá vir a esgotar em menos de 18 meses. O alerta é, desta vez, dado por vários especialistas que avançam o dia 9 de Setembro como a data provável para a disponibilização dos últimos pacotes de endereços pela Internet Assigned Numbers Authority sob o actual protocolo IPv4.

As estimativas, que têm por base os volumes de endereços solicitado nos últimos tempos, indicam que o actual sistema de endereços IP estará prestes a atingir os seus 4 mil milhões de endereços disponíveis, refere a BBC.

Por enquanto existirão ainda 300 milhões de endereços de IP na versão 4 do protocolo Internet, valor que se prevê esgotado em Abril de 2012, considerando o cada vez maior número de dispositivos ligados à grande rede.

Por várias vezes os especialistas têm alertado para a necessidade de migrar para a versão 6 do protocolo de Internet, já disponível, que permitirá criar um sistema de endereçamento quase ilimitado, mas o processo de adesão à norma está a revelar-se demasiado lento face ao ritmo de crescimento dos pedidos de atribuição.

Já em Janeiro deste ano, a Number Resource Organization (NRO) fazia a mesma chamada de atenção, anunciando que a disponibilidade para novos endereços de IP suportados no protocolo IPv4 estaria, na altura, abaixo dos 10 por cento.

O organismo, que monitoriza o sistema de registos IP, avançava também 2012 como data provável para atingir o ponto de saturação, alertando para a necessidade de migração para o IPv6.