Apenas 292 das 4251 Juntas de Freguesia existentes no país têm como prática responder aos cidadãos que usam a Internet para colocar dúvidas ou questões. A conclusão é de um estudo realizado pelo Gávea da Universidade do Minho e diz respeito a 2004, altura em que foi realizado este teste apenas com resposta de 19,7 por cento das Juntas de Freguesia.



O número integra um estudo realizado em dois momentos (2002 e 2004) e os resultados preliminares já estavam na rua, indicando desde logo o que seriam as principais conclusões do documento, agora disponível em versão integral.



O documento conclui que embora se registe uma evolução positiva entre 2002 e 2004 o governo electrónico nas freguesias está ainda pouco desenvolvido e avança a par e passo. Ainda assim, em 2004 34,9 por cento das Juntas de Freguesia já publicavam nas suas páginas de Internet endereços de correio electrónico para contacto com o cidadão. Embora nem sempre haja resposta a esses contactos o documento mostra que face a 2002 a evolução é positiva, já que na altura apenas 152 câmaras disponibilizavam esta funcionalidade, mas apenas 3,6 por cento deram resposta à mensagem de teste.



A presença na Internet era no final de 2002 mantida por 217 juntas de freguesia, um número que evolui para as 280 juntas dois anos depois (5,1 por cento do total).



Na segunda fase do estudo revela-se aliás que 47 câmaras já disponibilizam formulários de suporte aos serviços fornecidos através da Internet, embora a grande maioria mantenha uma presença na Internet meramente informativa.



As melhores presenças web foram apontadas ás juntas de Alcabideche, Buarcos,
Perafita, Beato, Rio de Mouro, Nossa Senhora da Graça do Divor, Mafamude, Miragaia, Canidelo
e Nevogilde, informações que aliás já integravam o ranking.



As juntas de freguesia localizadas no litoral apresentam melhores performances em termos presença na Internet, sobretudo as que pertencem á região Norte e a Lisboa e Vale do Tejo e fazem parte dos distritos do Porto e de Lisboa.



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