O consumo de Internet vai ultrapassar a televisão tradicional em Junho de 2010, caso as actuais tendências de crescimento se mantenham. As conclusões são da
Microsoft, com base num estudo conduzido a nível europeu e que inclui Portugal.

A análise mostra que o PC se está a transformar rapidamente num ecrã de televisão, tanto para ver conteúdo de banda larga, como para ver TV em directo ou gravada a partir do computador.

Segundo a Microsoft, o consumo de Internet em 2010 será, em média, de 14,2 horas por semana ou mais de 2,5 dias por mês, em comparação às 11,5 horas por semana ou dois dias por mês, para a televisão.

O estudo promovido pela gigante da informática indica que actualmente, mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo vêem vídeos online, mais do que as que ouvem áudio.

Ao mesmo tempo, cerca de metade dos europeus têm agora uma ligação à Internet, com os internautas a passarem perto de nove horas semanais online, num crescimento de 27 por cento desde 2004.

Em Portugal existem mais de quatro milhões de internautas que passam 34 por cento do seu tempo na Internet, mais do que o tempo passado a ler material impresso, a ver filmes offline ou a jogar videojogos, conclui a mesma fonte.